Como se joga?

O primeiro passo para jogar O Senhor dos Anéis: Card Game é adquirir o Jogo-Base e, logo, escolher um herói (ou heróis). Cada jogador começa a partida controlando 1-3 heróis da Terra-Média; e estes heróis formam a espinha dorsal do jogador. Com 12 cartas de Herói no Jogo-Base (e outras que chegarão com as expansões mensais), os jogadores têm uma grande variedade de heróis a sua disposição para escolher, indo desde os favoritos dos fãs – Aragorn, Legolas e Gimli  até aventureiros menos conhecidos que estão prestes a explorar a Terra-Média pela primeira vez. Entretanto, os jogadores devem ter cuidado ao escolher os heróis, pois quanto mais poderosa seja a escolha, mais perigosos se tornarão os cenários e missões.

Algumas cartas de Heróis que você encontrará em O Senhor dos Anéis: Card Game

Algumas cartas de Heróis que você encontrará em O Senhor dos Anéis: Card Game

Depois de escolhidos, os heróis começam a partida na mesa de jogo e realizam várias ações, como se aventurar em missões, atacar e defender-se de inimigos e proporcionar recursos para jogar cartas de Aliados, Acessórios ou Eventos do baralho do jogador.

Cada herói pertence a uma das quatro esferas de influência (Liderança, Conhecimento, Espírito ou Tática), e os recursos gerados pelo herói podem, então, ser usados para jogar cartas que também pertencem a essa esfera. Isso significa que a escolha dos heróis nos indica quais cartas poderemos colocar no baralho. Jogar com 3 heróis da esfera de Tática, por exemplo, gerará muitos recursos para cartas de Tática; mas jogar com uma combinação de heróis de duas ou três esferas diferentes oferece ao jogador um maior número de efeitos de cartas.

cartas-varias

Você já escolheu seus heróis e construiu o primeiro baralho com as cartas da Jogo-Base (ou Core Set). O próximo passo é escolher o cenário. No Jogo-Base existem três cenários com níveis de dificuldades diferentes. O cenário introdutório – Passagem pela Floresta das Trevas – coloca os personagens na missão de transportar uma importante mensagem desde o palácio de Thranduil, na Floresta das Trevas, para Galadriel, em Lórien. O segundo cenário, Jornada pelo Anduin, contém a viagem dos jogadores em direção a Lórien. O último cenário (com um desafio maior) no Jogo-Base, “Fuga de Dol Guldur”, começa com o grupo em um dos calabouços do Necromante.

missao

Cada cenário é uma experiência única, colocando os jogadores contra um Baralho de Missão fixo e um Baralho de Encontros aleatório. No centro do jogo encontra-se a Fase de Missão, onde os jogadores enviam heróis e aliados para a atual carta de missão revelada. Depois que cada jogador enviar personagens à missão, o Baralho de Encontros envia inimigos, localizações e Cartas de Infortúnio aos jogadores. Estes obstáculos ficam em uma área conhecida como Área de Perigo, subindo o nível de ameaça do Baralho de Encontros, que se opõe à força de vontade dos personagens que estão na missão.

Assim, enquanto os jogadores podem ver algumas das ameaças e obstáculos diante deles, cada vez que enviam um personagem à missão, o jogo responde acrescentando uma carta de encontro adicional por cada um dos jogadores. Se os jogadores conseguem uma força de vontade suficiente, avançarão na missão. Mas se não conseguirem, cada jogador é penalizado, subindo o nível de ameaça de seu marcador. E atenção: se o marcador de ameaça chega a 50, o jogador é eliminado do jogo!

marcador-ameaca

Então, por que um jogador não envia todos seus heróis e aliados a uma missão? Porque depois da Fase de Missão, vêm tanto a Fase de Encontros como a Fase de Combate. Durante a fase de encontros, os jogadores interagem com as localizações, obstáculos e inimigos (colocados na Área de Perigo pelo Baralho de Encontros), podendo viajar a diversas localizações e enfrentar inimigos. Porém, nem tudo gira ao redor dos jogadores: os inimigos também fazem subir o nível de ameaça do marcador de cada jogador e, se o nível de ameaça de um jogador é muito alto, os inimigos se enfrentam diretamente a esse jogador, mesmo que não queira lutar!

localizacao-inimigo

Viajar a uma localização ou se enfrentar a um inimigo diminui o nível de ameaça da Área de Perigo (o que facilita o avanço no decorrer da missão), mas os jogadores devem lidar diretamente com a localização que viajaram e devem combater os inimigos que estão se enfrentando. Normalmente, é uma boa ideia ter alguns atacantes e defensores preparados, pois se todos os heróis de um jogador morrem por ataques inimigos, esse jogador é eliminado do jogo.

O jogo continua, dessa maneira, ronda por ronda, até que os jogadores tenham êxito em todas as etapas do Baralho de Missão (vencendo o jogo) ou até que sejam eliminados (perdendo o jogo). Um sistema de pontuação único dá aos jogadores a possibilidade de comparar sessões do jogo, combinações de baralhos e averiguar a eficiência de suas jogadas.

Black-Rider-Cards-1

Isso é só o começo: à medida que o jogo cresce, mais heróis e cartas de cada uma das quatro esferas de influência serão lançados com as expansões mensais de Aventuras, permitindo aos jogadores personalizar seus baralhos ao seu estilo de jogo. Além disso, novas cartas para cada um dos cenários básicos também serão publicadas nestas expansões, fazendo que as missões sejam mais difíceis e imprevisíveis, enquanto os jogadores melhoram seu baralho. Finalmente, expansões deluxe trarão novos cenários, permitindo que os jogadores explorem novos lugares da Terra-Média.

packs

8 respostas em “Como se joga?

  1. tenho uma duvida em relação a fase de encontro se eu tiver o nivel de ameaça 30 e na area de perigo tiver 2 criaturas uma com custo de engajamento 25 (eu sei que essa vai se engajar comigo), e outra criatura com custo de engajamento 40( ela nao se engaja comigo) mas agora se eu quiser engajar com a criatura de custo 40 ela me ataca na proxima faze ou posso atacar ela primeiro pois ele nao se sente ameaçada?

  2. Pessoal, alguém tem ou sabe onde posso baixar um playmat para imprimir e jogar? Fica muito mais legal a imersao utilizando um playmat. Caso alguem conheca, favor indicar.
    Abs,

  3. Duas dúvidas: eu tenho que colocar uma carta de efeito sombrio todo turno em uma criatura que está engajada comigo? e como exatamente a resposta do herói Dunhere funciona? eu posso usar ela a qualquer momento ou somente na fase de combate? seria antes ou após a fase de engajamento?

    • A pergunta já faz tempo mas respondendo aqui para ajudar alguém que possua a mesma dúvida. Para cada vez que o inimigo atacar deverá ser colocada uma nova carta sim. O dunhere pode atacar inimigos na área de ameaça, sem necessidade de você engaja-los porém o ataque deve respeitar todas as condições pra um ataque normal só podendo ser realizado durante o ataque na fase de combate.

Deixe um comentário