Os Pântanos Mortos.

– É, sim – disse Gollum. – Todos mortos, todos podres. Elfos e homens e orcs. Os Pântanos Mortos. Houve uma grande batalha há muito tempo, sim…Mas os Pântanos cresceram desde então, engoliram os túmulos, sempre se espalhando, se espalhando…
As Duas Torres

Ele foi encontrado!
Depois de percorrer As Colinas de Emyn Muil seguindo os rastros de Gollum, nossos heróis conseguem encontrá-lo nos Pântanos Mortos. Mas logo perceberão que vê-lo e capturá-lo são duas coisas diferentes.
Os Pântanos Mortos é o quinto pacote de aventuras com 60 cartas para O Senhor dos Anéis: Card Game lançado pela Galápagos Jogos no Brasil.
dead-marshes

Uma captura difícil
gollumNo pacote de aventuras Os Pântanos Mortos, os jogadores terão a oportunidade de ver, por primeira vez, a criatura Gollum na Área de Perigo.
Manipulado e devorado pelo Um Anel durantes anos, Gollum continua sendo uma ameaça inteligente e vil contra nosso grupo de aliados.

A aventura Os Pântanos Mortos nos apresenta uma nova regra específica para o cenário chamada “teste de fuga”. Na maior parte das aventuras, os heróis avançam em uma missão dividindo seus esforços entre se defender dos inimigos, atacar, explorar localizações e realizar a própria missão. Agora, o “teste de fuga” cria um novo problema onde os heróis terão que recorrer à sua Força de Vontade. Gollum usa todos seus truques para que nossos aliados se percam nos Pântanos Mortos e, sabendo disso, no fim de cada missão, os heróis deverão usar a Força de Vontade para anular as tentativas de fuga de Gollum. Muitas cartas desta aventura têm um valor de Fuga, e os heróis devem gastar pontos de Força de Vontade para superar esse valor. Caso não tenham êxito, Gollum escapará.

Mesmo que a criatura consiga se livrar dos heróis, os jogadores devem continuar a persegui-lo, perdendo um valioso tempo nos Pântanos Mortos, uma região perigosamente próxima a Mordor.

Nossas habilidades
Gollum não é o único com a mente inteligente e cheia de ideias. Nossos heróis já percorreram um longo caminho pela Terra Média e, assim, ganharam experiência em suas viagens. Já mataram orcs, aranhas e resistiram a várias tentações. Valentes guerreiros enfrentaram os Trolls no Conflito na Carrocha; ajudaram a águia Wilyador em Viagem a Rhosgobel. Rastreadores ajudaram a encontrar novas pistas de Gollum nas Colinas de Emyn Muil. Agora, como sugestão, os Hobbits de nossos decks podem ter uma ótima oportunidade para serem protagonistas nos Pântanos Mortos.

fast-hitchPequenos e de pernas curtas, os Hobbits não são tão rápidos para alcançar Gollum. Porém, inteligentes e hábeis, eles podem usar suas cordas e seus famosos nós para capturá-lo. Amarra Firme (Pântanos Mortos, 103) permite que um personagem Hobbit possa se exaurir para realizar várias ações durante cada turno. Isso significa que Bilbo Bolseiro (A Caçada por Gollum, 1) e Frodo Bolseiro (Conflito na Carrocha, 25) podem se exaurir para uma missão e, logo, ficarem preparados para o “teste de fuga” de Gollum.

Como Bilbo pertence à esfera de Conhecimento, Amarra Firme é uma vínculo natural para o Hobbit. Muitos jogadores já perceberam o quão útil pode ser o velho Bilbo, já que não precisa se exaurir para permitir que outro jogador compre uma carta – ou seja, pode se exaurir para realizar outras ações durante o turno. Com Amarra Firme, por exemplo, Bilbo permite que outro jogador compre uma carta e, logo, poderá participar no “teste de fuga” e, depois, defender. Com várias cartas Amarra Firme vinculadas, Bilbo se torna um autêntico ladrão: faz uma missão, participa em um teste de fuga e, ainda, defende…
Por óbvio que essa é apenas uma sugestão, podendo o jogador testar inúmeras variáveis para superar esse pacote de aventuras.

Prepare sua corda e esteja pronto para capturar Gollum nos Pântanos Mortos.

Nem ladrão, nem rastreador
boromirQuem aparece como herói em Pântanos Mortos é Boromir.
Boromir não foi um ladrão ou um rastreador. Era um guerreiro de Minas Tirith e, mesmo com boas intenções, sua principal preocupação nunca foi o destino do Um Anel, mas o destino de Minas Tirith. Essa lealdade, ou ambiguidade, aparece no jogo de cartas O Senhor dos Anéis: Card Game. Mesmo sendo uma importante ajuda para nossas missões, o coração de Boromir pertence a Minas Tirith, com os homens de Gondor, e às gloriosas batalhas contra Mordor.

Assim como Aragorn (Caixa Básica, 1) e o Príncipe Imrahil (Viagem a Rhosgobel, 50), Boromir se junta ao nosso grupo de heróis com a habilidade de se Preparar. No entanto, ao contrário de Aragorn e o Príncipe Imrahil, Boromir pode se preparar várias vezes por turno sem precisar de nenhum apoio. Aragorn, por exemplo, precisa de um recurso. Já o Príncipe Imrahil só pode se preparar quando outro personagem sai do jogo. Boromir, por sua vez, vai ao combate sonhando com a glória…e deixando de lado a precaução.

Mesmo com força de ataque 3 e este afã de perseguir seus inimigos, os ataques de Boromir podem atrair a atenção, fazendo que seu grupo de heróis tenha, afinal, que enfrentar-se a muitos inimigos pelo aumento de ameaça.
Por outro lado, a exemplo do que fez em Amon Hen para ajudar a Merry e Pippin, Boromir é capaz de matar muitos inimigos de uma só vez com sua habilidade.

Imaginem, então, cartas como Aviso dos Dúnedain ou Marca dos Dúnedain vinculadas a Boromir.

Será Boromir uma boa escolha para nossa aventura? Será um guerreiro arrogante que colocará nossa missão em perigo? Ou será um guerreiro valente que se sacrificará como um herói?
Preparem-se…porque os Pântanos Mortos já estão aqui.